terça-feira, 13 de novembro de 2012

PLANO DE AÇÃO CHAPA 1

TENHA CONTATO COM TODA A NOSSA PROPOSTA E CURTA ESSA GRANDE IDEIA....
CHAPA 1

ESCOLA: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISAÍAS

CANDIDATOS:

DIRETOR: JAIR DOS SANTOS NUNES
VICE-DIRETORES: ANDRÉA FERNANDES SCHOPF
                                 ELIÉTI TEREZINHA SCALVENZI FINAMOR
                                 ALGEU GUERINO DISCONZI
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
35ª CRE – SÃO BORJA
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISAÍAS








PLANO DE AÇÃO













OUTUBRO, 2012
PLANO DE AÇÃO

I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ISAÍAS

CANDIDATOS:

DIRETOR: JAIR DOS SANTOS NUNES
VICE-DIRETORES: ANDRÉA FERNANDES SCHOPF
                                 ELIÉTI TEREZINHA SCALVENZI FINAMOR
                                 ALGEU GUERINO DISCONZI

GESTÃO: 2013 a 2015


II – JUSTIFICATIVA
                        Em virtude do importante papel que nossa escola vem assumindo, tanto no preparo de cidadãos integrados às políticas e necessidades do mundo do trabalho, como também na capacidade de competir e ocupar vagas em universidades públicas e particulares, além de ser a única escola com várias modalidades de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e, sobretudo, cursos profissionalizantes como o Curso Normal, Técnico em Contabilidade e Gestão e Técnico em Informática), é que novos desafios se impõem e nos permitem lutar pela defesa de uma política com vistas a uma Escola de qualidade, comprometida e democrática. Com o propósito de darmos continuidade a um trabalho consagrado e de destaque é que colocamo-nos à disposição da comunidade escolar para a indicação de diretor e vice-diretores.

 III – OBJETIVOS:
- Assumir a escola, responsabilizando-se pelo seu funcionamento de forma organizada e eficiente;
- Coordenar o Projeto Político-Pedagógico de forma participativa a partir dos diferentes segmentos que compõe a Escola;
- Coordenar em consonância com o Conselho Escolar a execução e avaliação do projeto administrativo-financeiro-pédagógico;
- Incentivar parcerias com os diferentes segmentos da sociedade (Entidades, Estabelecimentos Diferenciados, Clubes, etc.) para que se estabeleça intercâmbio cultural e social amplos entre escola-comunidade, aliando à teoria a prática;
- Permitir a participação cada vez mais eficiente do Grêmio Estudantil Pedro Palmeiro, como importante órgão que congrega os estudantes da Escola;
- Proporcionar uma Escola comprometida com o bem-estar de todos, valorizando a existência de um ambiente agradável;
- Valorizar o processo de planejamento participativo, com vistas a um projeto administrativo pedagógico voltado para a qualidade do ensino-aprendizagem, obtendo uma visão humanizadora da educação;
- Oportunizar a sequencialidade de experiências educativas que possibilitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares que discutam a realidade e busquem transformá-la, considerando não só a verticalidade do currículo, mas também aplicando a verticalidade do mesmo;
- Desenvolver projetos, campanhas e atividades que visem á conscientização da conservação dos aspectos físicos e patrimoniais, oportunizando um ambiente agradável para a permanência e aprendizagem;
- Ampliar e estimular a realização de cursos, oficinas, estudos, seminários, passeios, com vistas ao aperfeiçoamento pedagógico dos diferentes grupos;
- Assegurar o acesso, permanência e sucesso dos educandos tomando por base as premissas conhecer, fazer, ser e conviver, numa metodologia voltada para a construção da cidadania;
- Oportunizar um ensino fundamental de qualidade possibilitando experienciar ações concretas nos anos iniciais caminhando para aspectos que conduzam a abstração nos anos finais;
- Aliar teoria e prática tendo como pressuposto à Educação Infantil e os Anos Iniciais da Escola, tornando tais séries um laboratório de aprendizagem para as alunas-mestras do Curso Normal;
- Possibilitar um ensino-aprendizagem eficaz no Ensino Médio, possibilitando avanços na implantação do Politécnico, de modo a oportunizar conhecimento e habilidade para enfrentar desafios do mercado de trabalho;
- Viabilizar a formação profissional nos Cursos Técnicos em Contabilidade e Gestão e Informática, aliando teoria à prática a partir do uso dos espaços e tecnologias adequadas que promovam uma sólida formação profissional;
- Integrar os diferentes cursos da escola para que tenhamos uma Escola solidária e participativa a fim de que tais peculiaridades assegurem a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
- Investir constantemente na ampliação do acervo bibliográfica na Biblioteca Escolar a fim de possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e ampliação da leitura enquanto instrumento de emancipação cultural;
- Implementar ações que possam regulamentar o uso dos Laboratórios de Informática, nos diferentes cursos, de modo que todos tenham  oportunidade e que os mesmos tenham condições de atender à demanda;
- Organizar campanhas de saúde e higiene com vistas a assegurar uma vida saudável do educando, estimulando a participação em ações desenvolvidas por outros órgãos e instituições públicas ou particulares;
- Priorizar o estudo e implantação de ações que possam minimizar os riscos decorrentes das atividades diárias realizadas pelos professores e funcionários, valorizando a Saúde do Trabalhador;
- Implementar ações para a redução gradativa da evasão e da repetência escolar;
- Oportunizar ações para o desenvolvimento de habilidades diferenciadas como teatro, danças e artes através do desenvolvimento de projetos específicos, quer sejam no turno de estudo ou em turno oposto;
- Investigar junto à Comunidade Escolar a eficiência em termos de resultados alcançados, obtendo uma avaliação do trabalho, implementando ações que possam melhorar a produtividade e a eficiência;
- Realizar estudos junto à comunidade, bem como nos demais municípios da região, com vistas às necessidades de implantação de novos Cursos Técnicos que possam qualificar e atender um mercado de trabalho cada vez mais exigente;
- Elaborar e aplicar formulário anual para diagnóstico juntamente com o Conselho Escolar referente à realidade escolar com vistas a aperfeiçoar o trabalho realizado;
- Realizar projetos e buscar recursos para a ampliação do espaço físico da escola com vistas à melhoria das condições de trabalho;
- Promover a manutenção do mobiliário das salas de aula, oferecendo condições adequadas de trabalho aos professores e alunos;
- Adequar e ampliar espaços físicos e materiais para a realização de práticas desportivas e recreativas, contribuindo para a formação de atletas de diferentes modalidades e para a melhoria da qualidade de vida dos nossos educandos;
- Instrumentalizar a sala de multimeios e brinquedoteca, de modo que as mesmas sejam verdadeiros espaços de apoio ao trabalho pedagógico dos professores;
- Buscar convênios com Instituições e Universidades para a realização de testes vocacionais que possam oportunizar aos alunos a autodescoberta de suas verdadeiras vocações;

IV- METAS
- Articular os diferentes segmentos da Escola visando à participação da comunidade escolar;
- Promover reuniões nas diferentes áreas de ensino conforme calendário estabelecido, bem como para o Currículo e Cursos Técnicos;
- Incentivar de forma permanente à qualificação profissional dos professores e funcionários;
- Adotar medidas para descentralização das tomadas de decisões, para uma gestão democrática e participativa de toda a comunidade escolar;
- Visitar as famílias, adotando uma política de conscientização quanto aos índices de aproveitamento e permanência dos alunos na Escola;
- Realizar parcerias com diferentes segmentos da sociedade que ofereçam serviços e ações complementares a Escola;
- Discutir e buscar a disciplina na escola enquanto necessidade de uma ordem que qualifique o grupo social e oportunize a cidadania;
- Acompanhar de maneira sistemática o aproveitamento e frequência dos alunos durante os dias letivos;
- Implantar a avaliação trimestral no Ensino Médio Politécnico e Curso Normal com base nos Regimentos após suas devidas aprovações e, quando for possível, mudar o regimento dos demais cursos adotando a mesma sistemática;
- Realizar campanhas de conscientização quanto à preservação dos recursos naturais, coleta seletiva de resíduos sólidos, combate ao fumo, combate ao uso de drogas, doação de órgãos, acidentes de trânsito, DSTs, gravidez na adolescência, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, etc.;
- Estimular a pesquisa científica e a realização de projetos que possam auxiliar o aluno a aliar teoria e prática dentro da sua realidade sócio, econômica e cultural;
- Organizar exposição semestral de trabalhos realizados pelos alunos dos anos iniciais e finais do fundamental;
- Incentivar Projetos de leitura e Hora do Conto junto a Biblioteca Nissio Castiel, para ser desenvolvido pelos alunos dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Normal;
- Contribuir para a permanência e expansão de oficinas em turno oposto, dentro das modalidades Mais Educação e Ensino Médio Inovador;
- Realizar Mostra de Trabalhos Interdisciplinares e Defesa de Trabalhos do Ensino Médio Politécnico, ambas aberta à visitação pública da comunidade em geral;
- Auxiliar o Grêmio Estudantil Pedro Palmeiro na realização de torneios interséries de diferentes modalidades esportivas, de gincanas culturais, de festivais de talentos e de paródias;
- Estimular práticas esportivas, com criação de oficinas de esporte, bem como incentivar e estimular a participação em torneios e campeonatos;
- Buscar constante de palestrantes para ministrar cursos e palestras abordando temas de relevância para o processo ensino-aprendizagem;
- Estimular parcerias e convênios com empresas para encaminhamento dos alunos que realizam Cursos Técnicos, bem como, pra realização dos estágios curriculares e extracurriculares;
- Auxiliar na realização de Seminários, Semanas de Estudo e Conferências nos Cursos Normal e Técnico;
- Visitar as salas de aula para ouvir e buscar informações quanto ao andamento do ano letivo, possibilitando ao aluno opinar sobre as mudanças e necessidades mais emergentes;
- Acompanhar e gerenciar as ações de implementação do PDE aprovado pelo MEC, seja na liberação e gerenciamento dos recursos disponibilizados;
- Conversar e prestar atendimento individualizado aos alunos que evidenciam dificuldades de relacionamento, aproveitamento, comportamento e demais dificuldades enfrentadas;
- Intermediar conflito entre Professores e Alunos com vista a busca de soluções efetivas;
- Desenvolver Projeto específico envolvendo Conselho Escolar, Círculo de Pais, Direção e Coordenações, para acompanhamento dos alunos que apresentam baixo rendimento, para que dessa forma tenhamos redução dos índices de reprovação, bem como, da evasão escolar;
- Ofertar merenda para todos os turnos de acordo com as disponibilidades de verbas, bem como almoço para os alunos que frequentam turno oposto de estudo em oficinas e projetos;
- Criar um cardápio mensal de merendas e almoços, que contemple os gostos e valores nutricionais para os alunos;
- Organizar festas de despedida para os professores transferidos para outras instituições, para os aposentados e para os aniversariantes trimestralmente;
- Montar processos para a implantação de novos Cursos Técnicos, casos os mesmos sejam apontados por pesquisas nos diferentes segmentos da comunidade;
- Pressionar as autoridades responsáveis para a imediata aplicação da verba destinada pelo Governo do Estado para a construção do Ginásio de Esportes conforme projeto aprovado anteriormente;
- Aguardar recursos do PNO e, no caso não se confirmar, pleitear outros recursos para o fechamento das quadras esportivas com muro, bem como reforma geral da cerca de tela que fecha os campos de futebol;
- Ampliar o número de mesas, cadeiras, prateleiras, brinquedos educativos e livros infantis na brinquedoteca;
- Instalar três microcomputadores na biblioteca para uso exclusivo dos alunos e professores, facilitando o acesso à pesquisa;
- Ampliar a Banda com a aquisição de novos instrumentos e treinamento dos alunos interessados;
- Instrumentalizar o Salão de Eventos com colocação de cortinas e luminárias adequadas para apresentações em geral;
- Construir área coberta para acesso ao Salão de Eventos, além da ampliação de calçadas;
- Construir passarela de acesso frente ao pavilhão administrativo;
- Adquirir uma nova máquina copiadora e abertura de porta de acesso a sala de Xerox;
- Instalar um microcomputador ligado à impressora na sala de Xerox, diminuindo o fluxo de alunos nos laboratórios de informática;
- Revisar bebedouros e ampliar o número dos mesmos, diminuindo o passeio dos alunos pelo pátio;
- Implantar gradativamente Projeto de prevenção contra incêndios;
- Buscar recursos para a implantação de Para-Raios na Escola;
- Limpar a área esportiva, melhorar o gramado do campo de futebol sete e construir um novo campo de futebol sete de areia;
- Adquirir, reformar e manter o mobiliário da escola;
- Disponibilizar um armário para cada turma nas salas de aula para que os alunos possam guardar seus respectivos livros, evitando que os mesmos tenham que carregá-los todos os dias;
- Reabrir os banheiros localizados no primeiro pavilhão, bem como realizar reformas nos demais, mantendo-os em condições de uso;
- Ampliar sanitários exclusivos para o uso dos professores, bem como readequar os existentes;
- Disponibilizar balcão na sala dos professores com copos, pratos, xícaras, talheres e jarra elétrica;
- Abastecer a sala dos professores constantemente com água mineral e oferecer nos recreios café passado, solúvel e chá, além de bolachas, bolos e pães conforme disponibilidade da cozinha;
- Criar sala com armários e sanitários para o uso exclusivo dos funcionários, para sua segurança e comodidade;
- Trocar permanentemente ventiladores, quadros brancos, cortinas, chaves de luz, tomadas, luminárias, aberturas e fechaduras que apresentem defeito em todos os espaços físicos da escola;
- Construção de sala para atendimento especializado, bem como rampas de acesso aos cadeirantes para todos os locais da escola;
- Encaminhamento de projeto junto a Secretaria de Obras do Estado para o conserto do telhado, retirando goteiras nas dependências da escola;
- Reforma da pracinha de brinquedos com reposição de areia e novos equipamentos;
- Ampliar o número de bancos no pátio;
- Reformar grades e portões de acesso ao pátio principal;
- Implantar Projeto de Paisagismo, com plantio de novas espécies de árvores, substituição de algumas se necessário, troca de gramado em alguns locais e plantio permanente de espécies de flores perenes nos canteiros de acordo com as estações do ano;
- Criar e implantar Projeto para Separação de Resíduos Sólidos e Compostagem para os Resíduos Orgânicos produzidos na escola;
- Ampliar o número de lixeiras no pátio e utilizar mão-de-obra dos prestadores de serviço para a coleta e destinação dos resíduos;
- Zelar pela segurança de todos através do controle permanente de entrada e saída de pessoas em todos os turnos;
- Lutar pela destinação junto à Brigada Militar de um Policial Militar para o controle do Trânsito nos horários de entrada e saída de alunos, pela ampliação e permanência de faixas de segurança e pela instalação de controladores eletrônicos de velocidade próximos a escola, em ambas as avenidas;
- Solicitar apoio da Prefeitura Municipal para construir estacionamento exclusivo para motos e organizar um novo ponto de estacionamento para carros na rua lateral a escola.

V- OPERACIONALIZAÇÃO
            Os objetivos e as metas elencadas no presente Plano serão realizadas numa ação conjunta com a comunidade escolar, coordenadas a partir de uma liderança que tem como responsabilidade desencadear ações com vistas ao cumprimento das mesmas, aceitando sugestões e ampliando aspectos considerados relevantes para a administração e adequação de espaços garantindo sucesso no processo ensino-aprendizagem.

VI – CONSIDERAÇÕES
            Com a participação de toda a comunidade escolar e com o trabalho de uma equipe qualificada e empenhada no processo de desenvolvimento deste plano, temos a plena consciência de alcançarmos as metas propostas.

VII – AVALIAÇÃO
            O Plano será executado ao longo dos três anos letivos e avaliado periodicamente a partir de instrumentos de análise diagnóstica e avaliações institucionais, nas quais a comunidade expressará a sistematização de ideias e aspectos a serem redimencionados.

Santiago, 25 de outubro de 2012.
                      

JAIR DOS SANTOS NUNES                          ANDRÉA FERNANDES SCHOPF
        Candidato a Diretor                                        Candidata a Vice-Diretora




ELIÉTI TEREZINHA SCALVENZI FINAMOR      ALGEU GUERINO DISCONZI
            Candidata a Vice-Diretora                           Ca

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